terça-feira, 20 de novembro de 2012

RELATO REFLEXIVO


Com certeza, participar deste curso foi uma experiência ímpar: a oportunidade de me familiarizar melhor com o mundo digital num contexto de aluna e reafirmar a importância desta nova ferramenta de aprendizagem. Compartilhei ideias, busquei ajuda, recebi orientações e, apesar de não conseguir fazer um trabalho com meu grupo designado, a interação que pratiquei com os outros colegas e com a tutora foi extremamente positiva, tal a capacidade de aproximação que o mundo virtual nos permite.
A produção dos textos para publicação e divulgação nos fóruns ou no blog nos remeteu aos fatores relacionados ao objetivo da produção textual e às características do receptor, nos obrigando a nos preocuparmos com essa produção, uma vez que outras pessoas teriam acesso a elas, mas confesso que o desafio maior foi em relação às postagens do blog, pois esse era para mim um campo desconhecido.
A interação com essa nova forma de ensino e aprendizagem me fez refletir o quanto as escolas estão distantes do uso desta ferramenta e dos mecanismos que ela oferece para verdadeiramente efetivar a inclusão digital no contexto escolar. Percebi que a construção de um blog é um desafio possível, viável e positivo, pois é um desafio que requer negociação e participação de todos os envolvidos, permite a abordagem de assuntos variados e de interesse coletivo, a reflexão e opinião sobre temas atuais e por isso tenho como objetivo construir com meus alunos novos blogs, principalmente para os estudos de língua estrangeira. 

Um comentário:

  1. Glisia, parabéns por concluir o curso com garra e determinação. Vou seguir seu blog, se quiser seguir o meu, agradeço. http://tamara-adocaotardia.blogspot.com.br/

    P.S. Tente inserir imagens. Bjs. Tamar.

    ResponderExcluir